Parâmetros de Avaliação de Fornecedores

A avaliação dos fornecimentos é efetuada para cada material, produto ou serviço relativamente aos parâmetros aplicáveis, sendo atribuída a respetiva pontuação de acordo com:

a) Quantidade

Verificação:

  • Verificar se a quantidade rececionada corresponde à quantidade encomendada (Nota de Encomenda).

Avaliação

Correta: 0 pontos

Incorreta: 1 ponto

Correto: + 10% para material de embalagem

b) Prazo de entrega/Execução

Verificação:

  • Verificar o cumprimento de prazos relativamente à encomenda (Nota de Encomenda).

Avaliação:

Correto: 0 pontos

Maior que 1 semana: 1 ponto

Maior que 2 semanas: 3 pontos

c) Embalagem

Verificação:

i) Palete/Caixa de Agrupamento

  • Identificação:

– Nome do produto/material;

– Forma de apresentação;

– Lote;

  • Integridade da palete/caixa de agrupamento;
  • Aspeto geral de higiene.

ii) Cartonagem (só se aplica em produto acabado)

  • Identificação:

– Nome do produto;

– Forma de apresentação;

– Lote;

  • Integridade legível;
  • Integridade da cartonagem;
  • Aspeto geral de higiene;
  • Versão do material se a cartonagem não se encontrar selada;
  • PVP, se impresso.

iii) Folheto informativo, rótulos ou blister (só se aplica em produto acabado)

  • Versão do folheto informativo, rótulo ou blister se a cartonagem não se encontrar selada.

Avaliação:

Correta: 0 pontos

Incorreta: 5 pontos

Incorreto: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.

d) Qualidade do material/serviço/produto acabado

Verificação:

  • Verificar a conformidade do material/serviço/produto acabado relativamente às especificações ou contracto estabelecido com o fornecedor, tendo em consideração a perspetiva do ciclo de vida do produto.
  • Verificar o cumprimento de regras internas, nomeadamente organização, limpeza, separação e gestão de resíduos, etc.

Avaliação:

Conforme: 0 pontos

Não Conforme: 5 pontos

Não Conforme: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.

e) Recolha da mercadoria na data acordada

Verificação:

  • Verificar se o transportador efetuou a recolha na data acordada.

Avaliação:

Correta: 0 pontos

Incorreta: 5 pontos

Correta: de acordo com data acordada.

f) Veículo com as condições adequadas ao transporte do material/produto

Verificação:

  • Aspeto geral de higiene do veículo;
  • Incompatibilidade de mercadorias com os materiais/produtos;
  • Estado/condição do veículo;
  • Acondicionamento dos resíduos na viatura (apenas para empresas de recolha de resíduos).

Avaliação:

Correta: 0 pontos

Incorreta: 5 pontos

Incorreto: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.

g) Conduta do motorista

Verificação:

  • Recusa de carga/descarga dos materiais/produtos.

Avaliação:

Correta: 0 pontos

Incorreta: 1 ponto

Incorreta: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.

h) Entrega do material/produto na data acordada

Verificação:

  • Confirmar a data de entrega versus data acordada.

Avaliação:

Correta: 0 pontos

Incorreta: 2 pontos

Correta: de acordo com data acordada (+/- 3 dias úteis).

i) Documentação

Verificação:

  • Documentação que acompanha os reagentes/materiais/equipamentos/produtos:
    • Verificar se a guia de transporte/guia de remessa ou fatura corresponde ao fornecido;Verificar se é a documentação acordada;Verificar se o conteúdo está conforme com o material/produto recebido versus especificação/contrato;
    • Verificar fornecimento de manuais e certificados de conformidade (equipamentos).
  • Documentação que acompanha a prestação de serviços de manutenção, monitorização, limpeza, controlo de pragas e gestão de resíduos:
    • Verificar a existência de eGAR, devidamente preenchida e que foi emitido certificado de receção dentro do prazo estabelecido;Verificar se foi fornecida licença do destino dos resíduos (devidamente válida) e alvará de transporte de mercadorias por conta de outrem (quando aplicável);Verificar se foram fornecidas as fichas de segurança dos produtos perigosos utilizados nas instalações da SIDEFARMA (quando aplicável);Verificar se foram fornecidas as fichas/registos da intervenção efetuada e se os mesmos estão devidamente preenchidos. No caso dos equipamentos de frio os registos devem cumprir com os modelos estabelecidos na legislação;Verificar se foram fornecidas evidências das competências/qualificações dos técnicos (quando aplicável);
    • Verificar se foram fornecidos certificados de acreditação da empresa e execução do relatório de acordo com a legislação (no caso de monitorização ambiental em matéria de emissões gasosas e ruído).

Avaliação:

Correta: 0 pontos

Incorreta: 3 pontos

Incorreta: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.

O registo dos resultados da avaliação dos fornecimentos é efetuado, pelas várias áreas responsáveis pela avaliação, conforme a seguinte tabela:  

Materiais, Produtos e Serviços Parâmetros Aplicáveis
Matérias-Primas, materiais de embalagem, produtos semi-fabricados e semi-acabados, reagentes, produtos de higienização, equipamento, peças sobressalentes, lubrificantes, fardamento e material promocional. a), b), c) (exceto fardamento), d) e i)
Produtos acabadosa), b), c), d), f) g), h) e i)
Serviços de transporte (importação, exportação e nacional) e), f), g) e h)
Serviços de limpeza, calibração, formação, análises, manutenção, controlo de pragas b), d) e i)
Gestão de Resíduos b), d) , f) e i)

A classificação de fornecimento é feita automaticamente no final de cada entrega ou serviço, com base na soma da pontuação atribuída aos parâmetros aplicáveis:

A – Fornecedor apto → 0 – 1

B – Fornecedor aceitável → > 1 – 3

C – Fornecedor condicionado → > 3

– Após cada entrega, a classificação é atualizada através do cálculo da soma da média de cada parâmetro. A informação da Avaliação de Fornecimento por Fornecedores é impressa e enviada anualmente.

– Se o fornecimento por fornecedor obtiver a classificação B (Fornecedor Aceitável), será feita uma reavaliação do desempenho deste num prazo máximo de 6 meses. Se a reavaliação resultar numa melhoria de desempenho, o fornecedor é dado como apto e o processo é arquivado. Se a reavaliação determinar que o desempenho do fornecedor se manteve ou piorou, serão solicitadas ações de melhoria ao fornecedor em questão.

– Se o fornecimento por Fornecedor obtiver a classificação C (Fornecedor Condicionado) e se detêm a exclusividade ou se for um Fornecedor imposto pelo cliente ser-lhe-á exigido um plano de ações corretivas.